Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Fale conosco: (37) 3236-2120

Siga a tvi:

Sexta,
16 de maio de 2025

Idosos são os mais afetados por descontos indevidos em benefícios do INSS, aponta CGU

25/04/2025 13:00

Uma auditoria da Controladoria-Geral da União revelou que a maioria dos aposentados e pensionistas do INSS afetados por descontos associativos não reconhece ter autorizado essas cobranças. De 1.273 entrevistados em todo o país, 97,6% afirmaram que não autorizaram o desconto, e 95,9% disseram nem estar filiados a qualquer entidade. 

O relatório, divulgado após uma operação policial em 13 estados e no DF, mostrou que muitos idosos têm dificuldade no uso do aplicativo “Meu INSS”, principal canal para consultar ou cancelar os descontos. Quase metade dos entrevistados nunca utilizou o app ou sequer o conhecia e a situação se agrava ainda mais pela suspensão do envio de extratos em papel. 

A CGU alerta que a transformação digital do INSS, sem controles adequados, facilitou a atuação de entidades que impõem cobranças indevidas e comprometeu a proteção dos direitos dos beneficiários mais vulneráveis. A operação levou à exoneração do presidente do INSS e ao afastamento de outros dirigentes. 

Fonte: Agência Brasil 

Compartilhe essa notícia