Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Fale conosco: (37) 3236-2120

Siga a tvi:

Sexta,
04 de abril de 2025

Musculação Ajuda a Proteger o Cérebro e Reduz o Risco de Demência em Idosos

01/04/2025 12:00

Praticar musculação não traz apenas benefícios físicos, mas também pode proteger o cérebro contra demências. Um estudo do Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (Brainn), da Unicamp, revelou que idosos que praticaram musculação duas vezes por semana preservaram áreas do cérebro afetadas pelo comprometimento cognitivo leve, estágio anterior ao Alzheimer. 

A pesquisa acompanhou 44 pessoas e mostrou que metade dos participantes que incorporaram a musculação à rotina apresentou melhora na memória e na anatomia cerebral após seis meses. Cinco deles deixaram de ter o diagnóstico clínico de comprometimento cognitivo leve. Além disso, os cientistas notaram melhora na substância branca do cérebro, essencial para a comunicação entre neurônios. 

No Brasil, cerca de 2,71 milhões de idosos convivem com quadros de demência, e esse número pode dobrar até 2050. Fatores como inatividade física, obesidade, tabagismo e isolamento social aumentam o risco da doença. Especialistas defendem políticas públicas que incentivem a prática de atividades físicas para garantir mais qualidade de vida à população. 

Fonte: Agência Brasil 

Compartilhe essa notícia